Despertar
da Criatividade Artística na Criança por Meio da Criação de
Objeto de Pintura com Elementos Naturais
Introdução
Segundo Moura (2008) A arte é cultura. É fruto de sujeitos que expressam sua visão de mundo, visão esta que está atrelada a concepções, princípios, espaços, tempos, vivências. O contato com a arte de diversos períodos históricos e de outros lugares e regiões amplia a visão de mundo, enriquece o repertório estético, favorece a criação de vínculos com realidades diversas e assim propicia uma cultura de tolerância, de valorização da diversidade, de respeito mútuo, podendo contribuir para uma cultura de paz. O conhecimento da arte produzida em sua própria cultura permite ao sujeito conhecer-se a si mesmo, percebendo-se como ser histórico que mantém conexões com o passado, que é capaz de intervir modificando o futuro, que toma consciência de suas concepções e ideias, podendo escolher criticamente seus princípios, superar preconceitos e agir socialmente para transformar a sociedade da qual faz parte.
Além das já referidas justificativas ontológicas e culturais para a importância da arte na educação, cabe falar da dimensão simbólica da arte, de seu poder expressivo de representar ideias através de linguagens particulares, como a literatura, a dança, a música, o teatro, a arquitetura, a fotografia, o desenho, a pintura, entre outras formas expressivas que a arte assume em nosso dia-a-dia.
Essas formas são linguagens criadas pela humanidade para expressar a realidade percebida, sentida ou imaginada, e como linguagens que são, têm suas próprias estruturas simbólicas que envolvem elementos tais como espaço, forma, luz e sombra em artes visuais, timbre, ritmo, altura e intensidade em música, entre outros elementos inerentes a outras linguagens da arte. Ora, o conhecimento dessas estruturas simbólicas não é evidente aos alunos, nem se constrói espontaneamente através da livre expressão, mas precisam ser ensinados. O ensino das linguagens da arte cabe também à escola, embora não apenas a ela. (MOURA, 2008).
Assim,
por meio deste, há um ensaio de como estimular a criatividade de
crianças – de 9 a 10 anos – bem como aumentar o interesse delas
às artes em geral. O projeto terá duração de três horas e será
realizado no Parque Cesamar (506
sul, av. NS –04, LO 11, Área Verde ).
Justificativa
Por
muitas vezes, nota-se que o ensino de Artes nas escolas é feito de
forma obsoleta focando apenas a um aspecto da Arte: as artes visuais.
E, mesmo assim, a exposição desse tema é feita apenas pela
reprodução de atividades e pelo uso de materiais já prontos e
industrializados.
Assim,
esse projeto justifica-se pela tentativa de tornar as aulas de
Educação Artística mais dinâmica e atrativa. Tornando a aula mais
produtiva e mostrando novas formas de se fazer arte. Bem como o
gancho da disciplina de Artes com a de Produção Textual.
Objetivos
Gerais
- Despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Artes.
- Mostrar às crianças como os recursos naturais podem tornar-se instrumentos artísticos.
- Fazer um link entre a disciplina de Artes e a de Produção Textual.
Objetivos
Específicos
Este projeto
objetiva despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Artes
por meio de uma aula ao ar livre na qual as crianças confeccionarão
o instrumento de pintura. O mesmo tem intenção de despertar o
interesse dos alunos pela disciplina e, ainda, utilizar os resultados
obtidos no exercício da atividade na disciplina de Produção de
Textos.
Descrição
da Atividade
A
atividade terá a duração de três horas (9 às 12 horas) e será
realizado no Parque Cesamar. Esta contará com a participação de
dez professores/ monitores bem como a presença de 30 alunos
provenientes de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola
Municipal Criancinhas Felizes. Em primeiro momento, as crianças
dirigir-se-ão às 9 horas ao parque no micro-ônibus cedido pela
Secretaria de Educação do Município. No parque, já estará à
espera uma equipe de sete professores/monitores que organizarão os
materiais (anilina colorida, cartolinas de cores diversas, tesouras e
fita adesiva). Os professores darão as coordenadas das atividades às
crianças, as quais, acompanhadas pelos professores, caminharão pelo
parque recolhendo materiais com o intuito de confeccionar pinceis com
os quais deverão fazer uma pintura posteriormente. Essa atividade
terá a duração de 30 minutos.
Após
recolher os materiais, os alunos serão encaminhados à área da
lanchonete, onde a estrutura de cartolinas e corantes já estará
preparada. Com o auxílio dos professores, as crianças
confeccionarão seus respectivos pinceis e darão início aos
desenhos. Esta etapa do trabalho será realizada até às 10h30
horas. Em seguida, os professores recolherão os desenhos dos alunos
e farão as devidas considerações sobre os diferentes materiais que
podem ser utilizados.
As
crianças voltarão à escola, onde realizarão um lanche coletivo
até às 11 horas. Após o lanche, elas terão a atividade de trocar
os desenhos com os colegas de turma e tentar descobrir de que
material foi feito o pincel do outro.
Como
tarefa de casa, eles deverão elaborar um texto sobre a preservação
dos recursos naturais. A avaliação será feita mediante os
resultados obtidos no exercício de trocar os desenhos e nos textos.
As pinturas serão expostas no corredor principal da escola
juntamente com seus respectivos pinceis para que os demais alunos
possam apreciá-las e ter a curiosidade de saber como foram criadas.
Além de incentivar a criatividade dos mesmos.
Parabéns amiga pelo progeto, porém vou fazer algumas observaçoes conforme o professor nos orientou.
ResponderExcluirO seu projeto por completo é muito bacana, mas mudaria algumas coisa como:
* O número de professores tá muito grande, eu colocaria 2 ou 3, já que é uma turma de 30 alunos do 5º ano.
* Escolheria uma pracinha mais perto da escola, assim ficaria mais facilitaria a escola nao ir a procura de transporte.
Mas a sua ídeia é bacana parabéns!!!
Obrigada pelas considerações!
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