sexta-feira, 4 de maio de 2012

Projeto de Arte e Educação


Despertar da Criatividade Artística na Criança por Meio da Criação de Objeto de Pintura com Elementos Naturais

Introdução

Segundo Moura (2008) A arte é cultura. É fruto de sujeitos que expressam sua visão de mundo, visão esta que está atrelada a concepções, princípios, espaços, tempos, vivências. O contato com a arte de diversos períodos históricos e de outros lugares e regiões amplia a visão de mundo, enriquece o repertório estético, favorece a criação de vínculos com realidades diversas e assim propicia uma cultura de tolerância, de valorização da diversidade, de respeito mútuo, podendo contribuir para uma cultura de paz. O conhecimento da arte produzida em sua própria cultura permite ao sujeito conhecer-se a si mesmo, percebendo-se como ser histórico que mantém conexões com o passado, que é capaz de intervir modificando o futuro, que toma consciência de suas concepções e ideias, podendo escolher criticamente seus princípios, superar preconceitos e agir socialmente para transformar a sociedade da qual faz parte.
Além das já referidas justificativas ontológicas e culturais para a importância da arte na educação, cabe falar da dimensão simbólica da arte, de seu poder expressivo de representar ideias através de linguagens particulares, como a literatura, a dança, a música, o teatro, a arquitetura, a fotografia, o desenho, a pintura, entre outras formas expressivas que a arte assume em nosso dia-a-dia.
Essas formas são linguagens criadas pela humanidade para expressar a realidade percebida, sentida ou imaginada, e como linguagens que são, têm suas próprias estruturas simbólicas que envolvem elementos tais como espaço, forma, luz e sombra em artes visuais, timbre, ritmo, altura e intensidade em música, entre outros elementos inerentes a outras linguagens da arte. Ora, o conhecimento dessas estruturas simbólicas não é evidente aos alunos, nem se constrói espontaneamente através da livre expressão, mas precisam ser ensinados. O ensino das linguagens da arte cabe também à escola, embora não apenas a ela. (MOURA, 2008).
Assim, por meio deste, há um ensaio de como estimular a criatividade de crianças – de 9 a 10 anos – bem como aumentar o interesse delas às artes em geral. O projeto terá duração de três horas e será realizado no Parque Cesamar (506 sul, av. NS –04, LO 11, Área Verde ).

Justificativa

Por muitas vezes, nota-se que o ensino de Artes nas escolas é feito de forma obsoleta focando apenas a um aspecto da Arte: as artes visuais. E, mesmo assim, a exposição desse tema é feita apenas pela reprodução de atividades e pelo uso de materiais já prontos e industrializados.
Assim, esse projeto justifica-se pela tentativa de tornar as aulas de Educação Artística mais dinâmica e atrativa. Tornando a aula mais produtiva e mostrando novas formas de se fazer arte. Bem como o gancho da disciplina de Artes com a de Produção Textual.

Objetivos Gerais
  • Despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Artes.
  • Mostrar às crianças como os recursos naturais podem tornar-se instrumentos artísticos.
  • Fazer um link entre a disciplina de Artes e a de Produção Textual.

Objetivos Específicos

Este projeto objetiva despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Artes por meio de uma aula ao ar livre na qual as crianças confeccionarão o instrumento de pintura. O mesmo tem intenção de despertar o interesse dos alunos pela disciplina e, ainda, utilizar os resultados obtidos no exercício da atividade na disciplina de Produção de Textos.

Descrição da Atividade

A atividade terá a duração de três horas (9 às 12 horas) e será realizado no Parque Cesamar. Esta contará com a participação de dez professores/ monitores bem como a presença de 30 alunos provenientes de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Criancinhas Felizes. Em primeiro momento, as crianças dirigir-se-ão às 9 horas ao parque no micro-ônibus cedido pela Secretaria de Educação do Município. No parque, já estará à espera uma equipe de sete professores/monitores que organizarão os materiais (anilina colorida, cartolinas de cores diversas, tesouras e fita adesiva). Os professores darão as coordenadas das atividades às crianças, as quais, acompanhadas pelos professores, caminharão pelo parque recolhendo materiais com o intuito de confeccionar pinceis com os quais deverão fazer uma pintura posteriormente. Essa atividade terá a duração de 30 minutos.
Após recolher os materiais, os alunos serão encaminhados à área da lanchonete, onde a estrutura de cartolinas e corantes já estará preparada. Com o auxílio dos professores, as crianças confeccionarão seus respectivos pinceis e darão início aos desenhos. Esta etapa do trabalho será realizada até às 10h30 horas. Em seguida, os professores recolherão os desenhos dos alunos e farão as devidas considerações sobre os diferentes materiais que podem ser utilizados.
As crianças voltarão à escola, onde realizarão um lanche coletivo até às 11 horas. Após o lanche, elas terão a atividade de trocar os desenhos com os colegas de turma e tentar descobrir de que material foi feito o pincel do outro.
Como tarefa de casa, eles deverão elaborar um texto sobre a preservação dos recursos naturais. A avaliação será feita mediante os resultados obtidos no exercício de trocar os desenhos e nos textos. As pinturas serão expostas no corredor principal da escola juntamente com seus respectivos pinceis para que os demais alunos possam apreciá-las e ter a curiosidade de saber como foram criadas. Além de incentivar a criatividade dos mesmos.

2 comentários:

  1. Parabéns amiga pelo progeto, porém vou fazer algumas observaçoes conforme o professor nos orientou.
    O seu projeto por completo é muito bacana, mas mudaria algumas coisa como:
    * O número de professores tá muito grande, eu colocaria 2 ou 3, já que é uma turma de 30 alunos do 5º ano.
    * Escolheria uma pracinha mais perto da escola, assim ficaria mais facilitaria a escola nao ir a procura de transporte.
    Mas a sua ídeia é bacana parabéns!!!

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