sexta-feira, 26 de outubro de 2012



Ecologia em Prática

Introdução e Justificativa

Entendendo a importância que a Ecologia tem para a formação das crianças quanto cidadãos preocupados com o ambiente em que vivem e para a conscientização dos mesmos da importância de manter esse ambiente para as gerações futuras, decidi propor este projeto.
Para tal, usarei, como subsídio, as artes visuais. 

Objetivos Gerais

Levar o aluno a compreender o conceito de ecologia, preservação e da importância da conservação do ambiente para as gerações futuras por meio de artes visuais.

Objetivos Específicos

  • Fazer com que as crianças entendam o conceito de Ecologia.
  • Levar os alunos a sentirem-se parte integrante do meio ecológico usando experiência em artes visuais.


    Descrição e Tempo de Cada Atividade

    O projeto será realizado na ETI Vinícius de Morais (Rua 706 Sul Al 13, 6 ARSE 72 ) com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental. O mesmo terá duração de um mês com frequência de uma vezes por semana. Sendo uma semana na aula de Ciências (com duração de 45 min) e uma por semana na aula de Artes (90 min).


    • Primeira ação
    Duração: 45 min.
    Descrição: Os respectivos professores das disciplinas de Ciências e Artes explicarão o projeto, passarão a lista de materiais e a primeira atividade para casa.
    A lista de materiais será composta por:
    • Pasta portfólio,
    • Tela para pintura
    • Sucata,
    • Pincéis para pintura de diversos tamanhos,
    • Tinta a óleo diversas cores,
    • Avental,
    • Luvas,
    • Cola branca,
    • 3 Cartolinas,
    • Tesoura sem ponta,
    • Revistas para recortar.
    Os materiais solicitados deverão ser entregues no dia 22 de outubro.
    Atividade para casa: pesquisar o conceito de Ecologia e trazer o resultado da pesquisa na aula de 22 de outubro.


    • Segunda ação
    Duração: 90 min
    Descrição: Este encontro acontecerá na sala de artes da escola. O professor explicará, por meio de imagens, o que são Artes Visuais e entregará o primeiro texto será anexado na pasta portfólio.
    Avaliação: O professor mostrará algumas imagens e perguntará aos alunos se se trata, ou não, de uma forma de Arte Visual.
    Atividade de casa: Os alunos deverão pesquisar mais exemplos de Artes Visuais para a próxima aula.


    • Terceira ação
    Duração: 45 min
    Descrição: A professora de Ciências recolherá os materiais pedidos e anexará as pesquisas nas pastas portfólios.
    Em segundo momento, ela perguntará a alguns alunos o que eles entendem sobre Ecologia.
    Após ouvir as respostas, a professora deverá explicar o conceito de Ecologia e anexar um texto na pasta portfólio dos alunos.
    Avaliação: Respostas emitidas pelos alunos.
    Atividade para casa: Produção de um pequeno texto sobre o que eles entenderam sobre Ecologia.


    • Quarta ação
    Duração: 90 min
    Descrição: No primeiro momento, o professor explicará o que é sucata. Após a explicação, ele dará o exemplo de alguns objetos.
    Pedir para os alunos identificarem entre os materiais dados pelo professor, o que é sucata.
    Avaliação: o professor entregará alguns objetos para as crianças e elas deverão identificar os que podem ser classificados como sucata.
    Atividade de casa: Pesquisar exemplos de usos que podemos dar à sucata.


    • Quinta ação
    Duração: 45 mim
    Descrição: A professora recolherá os textos produzidos pelos alunos e os anexará nas pastas portfólios.
    Em seguida, ela mostrará algumas imagens de paisagens naturais, por meio de data show, para os alunos e perguntará o que eles estão vendo. Posteriormente, ela mostrará imagens de paisagens destruídas pela ação antrópica e perguntará o que eles estão vendo e o que acham.
    Por último, ela fará comparações entre as imagens e perguntará aos alunos quais eles preferem e o que acham que aconteceu com a paisagem degradada.
    Avaliação: Os alunos deverão produzir cartazes ilustrando o que eles entenderam das imagens.
    Atividade de casa: Pesquisar formas de como podemos preservar a natureza.


    • Sexta ação.
    Duração: 90 min
    Descrição: O professor proporá que os alunos façam uma obra com a sucata arrecadada.
    Avaliação: Os alunos serão avaliados por assiduidade e pontualidade.
    Atividade de casa: Não será necessária.


    • Sétima ação
    Duração: 45 min
    Descrição: A professora irá expor o conceito de preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e ajudará os alunos a escrever um poema sobre desenvolvimento sustentável.
    Em seguida, ela explicará a reunião que acontecerá com os pais na semana seguinte para exposição dos trabalhos.
    Avaliação: Não haverá.
    Atividade de casa: Não será necessária.


    • Oitava ação
    Duração: 2 horas
    Descrição: Esta ação acontecerá no auditório da escola.
    Os professores explicarão os objetivos do projeto.
    O material pesquisado pelos alunos será mostrado e entregue para as suas respectivas famílias.
    Após a exposição dos objetivos do projeto, os pais serão convidados para apreciar as obras produzidas pelas crianças.
    Lanche de encerramento.
    Avaliação: Envolvimento dos pais e das crianças durante a atividade.



Um comentário: