sexta-feira, 16 de novembro de 2012





Introdução e Justificativa

Este projeto abordará o tema Multiculturalismo. A compreensão do mesmo é importante para que os alunos entendam que há diversas culturas no nosso país, mas que todos compartilhamos uma cultura geral, a cultura brasileira.
Para tal, usaremos a dança para que as crianças assimilem melhor a proposta e para que se sintam integrantes do espaço multicultural brasileiro.
O projeto contemplará as disciplinas de Artes, História, Geografia e Educação Física.




Objetivos Gerais

Levar o aluno a vivenciar as diferentes formas de culturas existentes no mundo tendo como subsídeo a dança.

Objetivos Específicos
Entender o conceito de multiculturalismo.
Perceber que a cultura regional faz parte de uma cultura maior, a brasileira.



Descrição e tempo de cada atividade
O projeto será desenvolvido na Escola Municipal Estevão de Castro (Rua 32, Esquina c/ 33 – Aureny III) com duas turmas do quarto ano do Ensino Fundamental e terá duração de um semestre, no qual serão realizadas ações semanais.

Primeira ação
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Sentar os alunos em cículo.
Fazer a apresentação dos professores que participarão do projeto (professores de teatro e professor(a) de Geografia).
Mostrar imagens de diferentes culturas brasileiras.
Pedir para os alunos comentarem as imagens.
Passar as imagens novmamente e pedir para que os alunos tentem indentificá-las.
Explicar o conceito de multiculturalismo.
Avaliação: A avaliação será feita na observação das respostas emitidas.
Tarefa de casa: Trazer uma curiosidade da cultura de uma região brasileira diferente da que o alunos estejam inseridos.

Segunda ação
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Pedir para que os alunos apresentem o material pedido na ação anterior.
Dividir as crianças em cinco grupos.
Explicar que cada grupo ficará responsável por uma região brasileira.
Os professores de teatro explicarão que cada grupo apresentará uma coreografia referente a uma região brasileira.
Avaliação: Trabalhos apresentados na sala.
Tarefa de casa: Pesquisar a região da qual ficou incumbido.

Terceira ação
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Dividir os os grupos.
Recolher o material de pesquisa dos alunos.
Pedir para os alunos comentarem o material recolhido.
Perguntar o que mais chamou a atenção deles.
Pedir para cada grupo escolher o que mais chamou a atenção deles nas pesquisas.
Avaliação: Os alunos serão avaliados em suas respostas.
Atividade de casa: Não há necessidade de atividade nessa semana.

Quarta ação
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Encaminhar os grupos para salas diferentes com os professores de dança.
Passar os temas que serão:
Frevo (Nordeste).
Carimbó (Norte).
Samba (Sudeste).
Catira (Centro-Oeste).
Fandango (Sul).
Avaliação: Os alunos serão avaliados de acordo com as respostas emitidas.
Atividade de casa: Pesquisar sobre a sua respectiva dança, bem como a origem e história.

Quinta ação
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Recolher as atividades das crianças.
Encaminhar as crianças para a sala de dança.
Mostrar vídeos sobre suas respectivas danças típicas.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pelas atividades trazidas.
Atividade de casa: Escrever texto sobre os vídeos assistidos.



Sexta ação
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Recolher os textos dos alunos.
Perguntar o que mais chamou a atenção deles.
Propor a confecção de um objeto ligado à dança.
Os objetos serão:
Frevo: sombrinha.
Samba: pandeiro.
Carimbó: barrica.
Catira: Bandeira do Divino Espírito Santo.
Fandango: decoração sulista.
Mostrar os objetos que serão confeccionados para os alunos e questionar se eles conhecem os mesmos.
Questionar que materiais podemos usar para a confecção dos objetos.
Avaliação: os alunos serão avaliados pelas respostas.
Atividade de casa: Procurar os materiais citados durante a aula em casa e trazer na próxima aula.

Sétima ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Recolher os materiais solicitados na aula anterior.
Começar a confecção dos itens propostos.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pela confecção dos itens.
Atividade de casa: Não será necessária.

Oitava ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Confeccionar os itens propostos.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pela confecção dos itens.
Atividade de casa: Não será necessária.

Nona ação
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Confeccionar os itens propostos.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pela confecção dos itens.
Atividade de casa: Não será necessária.


Décima ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Confeccionar os itens propostos.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pela confecção dos itens.
Atividade de casa: Não será necessária.

Décima primeira ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Finalizar a confecção os itens propostos.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pela confecção dos itens.
Atividade de casa: Não será necessária.



Décima segunda ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o ensaio.
Atividade de casa: Ensaiar em casa.

Décima segunda ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o ensaio.
Atividade de casa: Ensaiar em casa.

Décima terceira ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o ensaio.
Atividade de casa: Ensaiar em casa.

Décima quarta ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o ensaio.
Atividade de casa: Ensaiar em casa.

Décima quinta ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o ensaio.
Atividade de casa: Ensaiar em casa.

Décima sexta ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o ensaio.
Atividade de casa: Ensaiar em casa.

Décima sétima ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o ensaio.
Atividade de casa: Ensaiar em casa.



Décima oitava ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o ensaio.
Atividade de casa: Ensaiar em casa.
Décima nona ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o ensaio.
Atividade de casa: Ensaiar em casa.

Vigésima ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o ensaio.
Atividade de casa: Ensaiar em casa.



Vigésima primeira ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o ensaio.
Atividade de casa: Ensaiar em casa.

Vigésima segunda ação:
Duração: 1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição: Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o ensaio.
Atividade de casa: Ensaiar em casa.

Vigésima terceira ação
Duração: 4 horas (8h00 às 12h00)
Descrição: Decorar a escola.
Avaliação: Presença e empenho na ajuda à decoração.

Vigésima quarta ação:
Duração: 4horas (19h00 às 23h00)
Descrição: Nessa última ação, todos os alunos da escola participarão, bem como seus responsáveis.
As outras salas participarão com outras apresentações, pratos típicos e folclore das regiões brasileiras.
Os alunos se apresentarão entre 8h00 e 9h00 para prestigiarem a apresentação dos demais colegas.
Avaliação: Os alunos serão avaliados de acordo com a apresentação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário