Introdução e
Justificativa
Este
projeto abordará o tema Multiculturalismo. A compreensão do mesmo é
importante para que os alunos entendam que há diversas culturas no
nosso país, mas que todos compartilhamos uma cultura geral, a
cultura brasileira.
Para
tal, usaremos a dança para que as crianças assimilem melhor a
proposta e para que se sintam integrantes do espaço multicultural
brasileiro.
O projeto contemplará as disciplinas de Artes, História, Geografia e Educação Física.
Objetivos
Gerais
Levar
o aluno a vivenciar as diferentes formas de culturas existentes no
mundo tendo como subsídeo a dança.
Objetivos
Específicos
Entender
o conceito de multiculturalismo.
Perceber
que a cultura regional faz parte de uma cultura maior, a brasileira.
Descrição
e tempo de cada atividade
O
projeto será desenvolvido na Escola Municipal Estevão de Castro
(Rua 32, Esquina c/ 33 – Aureny
III) com duas turmas do quarto ano do Ensino Fundamental e
terá duração de um semestre, no qual serão realizadas ações
semanais.
Primeira
ação
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Sentar os alunos em cículo.
Fazer
a apresentação dos professores que participarão do projeto
(professores de teatro e professor(a) de Geografia).
Mostrar
imagens de diferentes culturas brasileiras.
Pedir
para os alunos comentarem as imagens.
Passar
as imagens novmamente e pedir para que os alunos tentem
indentificá-las.
Explicar
o conceito de multiculturalismo.
Avaliação:
A avaliação será feita na observação das respostas emitidas.
Tarefa
de casa: Trazer uma curiosidade da cultura de uma região brasileira
diferente da que o alunos estejam inseridos.
Segunda
ação
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Pedir para que os alunos apresentem o material pedido na ação
anterior.
Dividir
as crianças em cinco grupos.
Explicar
que cada grupo ficará responsável por uma região brasileira.
Os
professores de teatro explicarão que cada grupo apresentará uma
coreografia referente a uma região brasileira.
Avaliação:
Trabalhos apresentados na sala.
Tarefa
de casa: Pesquisar a região da qual ficou incumbido.
Terceira
ação
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Dividir os os grupos.
Recolher
o material de pesquisa dos alunos.
Pedir
para os alunos comentarem o material recolhido.
Perguntar
o que mais chamou a atenção deles.
Pedir
para cada grupo escolher o que mais chamou a atenção deles nas
pesquisas.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados em suas respostas.
Atividade
de casa: Não há necessidade de atividade nessa semana.
Quarta
ação
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Encaminhar os grupos para salas diferentes com os professores de
dança.
Passar
os temas que serão:
Frevo
(Nordeste).
Carimbó
(Norte).
Samba
(Sudeste).
Catira
(Centro-Oeste).
Fandango
(Sul).
Avaliação:
Os alunos serão avaliados de acordo com as respostas emitidas.
Atividade
de casa: Pesquisar sobre a sua respectiva dança, bem como a origem e
história.
Quinta
ação
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Recolher as atividades das crianças.
Encaminhar
as crianças para a sala de dança.
Mostrar
vídeos sobre suas respectivas danças típicas.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pelas atividades trazidas.
Atividade
de casa: Escrever texto sobre os vídeos assistidos.
Sexta
ação
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Recolher os textos dos alunos.
Perguntar
o que mais chamou a atenção deles.
Propor
a confecção de um objeto ligado à dança.
Os
objetos serão:
Frevo:
sombrinha.
Samba:
pandeiro.
Carimbó:
barrica.
Catira:
Bandeira do Divino Espírito Santo.
Fandango:
decoração sulista.
Mostrar
os objetos que serão confeccionados para os alunos e questionar se
eles conhecem os mesmos.
Questionar
que materiais podemos usar para a confecção dos objetos.
Avaliação:
os alunos serão avaliados pelas respostas.
Atividade
de casa: Procurar os materiais citados durante a aula em casa e
trazer na próxima aula.
Sétima
ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Recolher os materiais solicitados na aula anterior.
Começar
a confecção dos itens propostos.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pela confecção dos
itens.
Atividade
de casa: Não será necessária.
Oitava
ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Confeccionar os itens propostos.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pela confecção dos
itens.
Atividade
de casa: Não será necessária.
Nona
ação
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Confeccionar os itens propostos.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pela confecção dos
itens.
Atividade
de casa: Não será necessária.
Décima
ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Confeccionar os itens propostos.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pela confecção dos
itens.
Atividade
de casa: Não será necessária.
Décima
primeira ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Finalizar a confecção os itens propostos.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pela confecção dos
itens.
Atividade
de casa: Não será necessária.
Décima
segunda ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o
ensaio.
Atividade
de casa: Ensaiar em casa.
Décima
segunda ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o
ensaio.
Atividade
de casa: Ensaiar em casa.
Décima
terceira ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o
ensaio.
Atividade
de casa: Ensaiar em casa.
Décima
quarta ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o
ensaio.
Atividade
de casa: Ensaiar em casa.
Décima
quinta ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o
ensaio.
Atividade
de casa: Ensaiar em casa.
Décima
sexta ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o
ensaio.
Atividade
de casa: Ensaiar em casa.
Décima
sétima ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o
ensaio.
Atividade
de casa: Ensaiar em casa.
Décima
oitava ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o
ensaio.
Atividade
de casa: Ensaiar em casa.
Décima
nona ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o
ensaio.
Atividade
de casa: Ensaiar em casa.
Vigésima
ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o
ensaio.
Atividade
de casa: Ensaiar em casa.
Vigésima
primeira ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o
ensaio.
Atividade
de casa: Ensaiar em casa.
Vigésima
segunda ação:
Duração:
1 hora (9h00 às 10h00)
Descrição:
Ensaiar a coreografia da dança típica.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela presença e pelo empenho durante o
ensaio.
Atividade
de casa: Ensaiar em casa.
Vigésima
terceira ação
Duração:
4 horas (8h00 às 12h00)
Descrição:
Decorar a escola.
Avaliação:
Presença e empenho na ajuda à decoração.
Vigésima
quarta ação:
Duração:
4horas (19h00 às 23h00)
Descrição:
Nessa última ação, todos os alunos da escola participarão, bem
como seus responsáveis.
As
outras salas participarão com outras apresentações, pratos típicos
e folclore das regiões brasileiras.
Os
alunos se apresentarão entre 8h00 e 9h00 para prestigiarem a
apresentação dos demais colegas.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados de acordo com a apresentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário