sexta-feira, 16 de novembro de 2012



Projeto Minha Cidade Mudou
Introdução e Justificativa

Este projeto desenvolverá o tema Cidades/Flaneur por meio de música com uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. O mesmo contemplará as disciplinas de História e Artes.



Objetivo Geral

Trabalhar a dinâmica histórica das transformações ocorridas em grandes cidades brasileiras por meio de músicas.

Objetivos Específicos

Trabalhar a dinâmica histórica das transformações ocorridas em grandes cidades brasileiras
Fazer com que os alunos compreendam que fazem parte de um ambiente dinâmico por meio de músicas brasileiras.



Descrição e tempo das atividades

O projeto terá duração de um ano, distribuído em ações semanais, totalizando 32 ações. Cada ação terá 1 hora de duração, com exceção da última, que será a apresentação.As ações serão organizadas em blocos que abarcarão 4 ações cada.


Bloco
Descrição das ações
Atividades de casa
Avaliação
Primeiro bloco
  • Apresentar os professores aos alunos.
  • Explicar o projeto.
  • Estudar a história das principais cidades brasileiras
  • Avaliar as transformações ocorridas em algumas cidades por meio de fotos.
  • Pesquisar sobre a história das principais cidades brasileiras.

  • Presença dos alunos.
  • Atividades de casa.
Segundo bloco
  • Estudar o processo de colonização brasileiro.
  • Pesquisar o processo de colonização brasileiro.
  • Lista de exercícios



  • Presença
  • Atividade escrita.
  • Atividades de casa.
Terceiro bloco
  • Seleção de músicas que tenham como tema as cidades brasileiras no passado.
  • Pesquisar músicas que tenham como tema as cidades brasileiras no passado.
  • Atividades escritas.




  • Presença.
  • Atividades escritas.
Quarto bloco
  • Seleção de músicas que tenham como tema as cidades brasileiras no presente.


  • Seleção de músicas que tenham como tema as cidades brasileiras no presente.
  • Atividades escritas.
  • Presença.
  • Atividades escritas.
Quinto bloco
  • Estudar as músicas selecionadas nos blocos anteriores e selecionar as que falam das mesmas cidades.






  • Atividades escritas.
  • Envolvimento do aluno com os colegas.
  • Atividades escritas.
  • Empenho do aluno durante as aulas.
Sexto bloco
  • Separar os grupos de trabalho.
  • Montar vídeos para serem exibidos durante as apresentações.
  • Ensaiar as músicas que tratam das modificações das cidades.

  • Ensaiar as músicas.
  • Frequência.
  • Pontualidade.
  • Entrosamento com os colegas.
  • Disciplina durante os ensaios.
Sétimo bloco
  • Ensaiar as músicas que tratam das modificações das cidades.

  • Ensaiar as músicas.
  • Frequência.
  • Pontualidade.
  • Entrosamento com os colegas.
  • Disciplina durante os ensaios.
Oitavo bloco
  • Ensaiar as músicas que tratam das modificações das cidades.
  • Ensaiar esquema de apresentação.
  • Apresentação das músicas para pais e colegas.
  • Ensaiar as músicas.
  • Frequência.
  • Pontualidade.
  • Entrosamento com os colegas.
  • Disciplina durante os ensaios.
  • Participação na apresentação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário